Report da 1ª Etapa do Estadual 2010 de Windsurf

E aí pessoal, segue abaixo report da 1ª Etapa do Estadual de FE+FW, por Carlos Guilherme, SC-153;

A etapa rolou nesse final de semana que passou, 26 e 27 de junho, e foi na excelente estrutura do LIC na lagoa Sul em Florianópolis... regatas que ninguém devia deixar de comparecer. Com o advento e evolução dessas previsões do NOAA, fica realmente difícil deixar o olhometro funcionar... No sábado além de falta de vento, compromissos familiares não me deixaram marcar presença, porém certo de que no domingo não faltaria vento fiquei tranquilo... Previsão de sol, maré subindo no meio dia, previsão de NE, lagoa da conceição... não havia dúvidas.
Logo depois das 11:00 já estavamos indo pra água, com um vento norte passando dos 15 nós... uma condição bem dificil naquele momento, pois a rajadas variavam muito em direção e intensidade, com lulls  gigantes, muitas vezes sem condição de planeio; Realmente uma regata muito cansativa e com a sorte ajudando mais do que a habilidade e domínio do equipamento. O detalhe é que nessas regatas no LIC, corremos na mesma raia com os digues, lasers, optmists e hobies... sendo que o percurso é de 2 voltas de barla sota... ou seja são 3 contraventos e 2 popa... Prum cara meio apegado a uma brahma de vez em quando, o condicionamento físico pega como fator preponderante. Acho que só terminei a regata por ter um garoto com menos da metade de minha idade (Bebeko) fazendo-o, em minha frente...

Descansando na margem da lagoa para a próxima regata, foi consenso entre nós que uma água gelada salvaria vidas, porém a miragem não se tornou realidade, já era hora de levantar a vela e partir pra linha... Dessa vez comparaceu na largada o nosso ilustre Mahinder juntamente com o Zuck, que trouxeram um pouco mais de competição a nossa ainda reduzida flotilha. Nessa regata o vento já havia rondado mais pra NE, o que reduziu os espaços entre as rajadas, e ainda ficou um pouco mais forte. Mesmo assim as duas voltas são assassinas, e mesmo bem posicionado na última montada de bóia de sota, vosso ávido relator desistiu, sem condições físicas de continuar... Assisti o Mahinder, Zuck e Leleco passando por mim semi-vivo, deitado na prancha pensando nos motivos que me levam e não ser mais rígido a respeito de minha condição física. A Formula Windsurfing se torna um esporte bastante físico, pra quem tem pouca técnica e pouco tempo para treinar, como eu, entretanto a técnica (um dia chego lá) pode sempre superar a força.

A partir daí chutei o balde, e entrei em procedimento de voltar pra casa... cãimbra nas duas pernas e o vento apertando... relmente foi uma arribada kamikaze até o canal para a sede do evento...
A terceira regata pelo relato da galera foi melhor ainda, com ventos constantes e com altas disputas na raia. No final das tres regatas, ficaram Neves em 1º, Bebeko em 2º e Rafa Alves em 3º, veja no final deste artigo a súmula completa, inclusive gear list.
Ao final do dia, rolou um frango com farofa "profissional", com direito inclusive a cachorrada rodeando atrás dos ossos, um momento descontraído depois de tanta adrenalina nas regatas.Gentileza da Kati ,o franguinho preencheu um vazio imenso no estomago da raça.
Saí de floripa com uma forte sensação de que lentamente, a classe está crescendo e de que com um pouquinho de força de vontade e incentivo, conseguiremos crescer para quem sabe no próximo ano presenciarmos alinhados para uma largada um número maior de velejadores de formula disputando em mesmo nível.







 
Powered by Blogger